Semana passada saiu uma nota minha para matéria da Veja Rio falando Exercícios para Perda de Peso, que foi 5º lugar nas Tendências Fitness para 2022 publicado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte, no entanto, achei importante complementar minha contribuição sobre o tema...
Isso porque, durante muito tempo, o paradigma vigente sobre o potencial efeito do exercício no processo de emagrecimento era relacionado ao aumento do gasto enérgico durante a atividade.
Essa visão reducionista acabou gerando uma fixação enorme pelo gasto energético durante a atividade e posteriormente o EPOC, consumo aumentado de oxigênio que ocorre após o termino da atividade e consequentemente se relaciona com um gasto energético acima dos níveis basais.
É claro que gastar energia através do exercício ajuda a entrar em déficit energético (o que pode ser considerado um dos benefícios do exercício), mas não podemos ficar restritos apenas a esse desfecho.
Emagrecer de forma saudável e sustentável requer mudança nos hábitos! Não basta apenas iniciar uma rotina de exercícios e continuar dormindo pouco e comendo feito louco.
OBS: Talvez você não saiba, mas a qualidade e quantidade do sono impactam diretamente na sua ingesta energética e na sua capacidade de realizar esforços durante o exercício.
Eu costumo dizer que emagrecer não é o mais difícil… Difícil mesmo é manter o peso perdido!
Eu não sei você, mas eu já vi centenas de pessoas perderem uma quantidade significativa de peso em um período curto de tempo, mas depois, reganharem todo peso novamente; muitas vezes até mais!
Essa é a dura realidade da maior parte das pessoas! Por isso, a abordagem mais atual sobre Emagrecimento, entende como um Processo Multifatorial, que tem Mudança de Hábitos como um dos seus Pilares – dentre esses hábitos, alimentação e atividade física são sem dúvida os principais.
Inclusive, no próprio artigo do American College eles mencionam o fato de que o exercício deve ser realizado em conjunto com uma rotina diária de restrição calórica.
Dito isso, podemos seguir em frente e dizer que se você está numa rotina diária de restrição calórica (ou seja, está controlando a alimentação), exercícios aeróbicos não são
os mais eficientes para perder gordura!!!
Estando em Déficit Energético, Treinar Força vai, não apenas maximizar sua Redução de Gordura, como também irá minimizar sua perda de massa magra (desfecho comum no processo de emagrecimento).
E agora vem mais um pulo do gato…
Perder Massa Magra enquanto emagrece é um dos motivos que faz com que você reganhe todo peso novamente!!!
Mas isso fica para um próximo texto!