É preciso alongar antes do Treino?

 

INTRODUÇÃO

Preparar-se adequadamente para o treino é crucial, não apenas para maximizar o desempenho, mas também para prevenir lesões. Tradicionalmente, muitas rotinas de aquecimento recomendam o alongamento, mas será que essa é sempre a abordagem necessária?

No Método Lund, adotamos uma estratégia personalizada, eficaz para cada aluno, em vez de uma solução única para todos.

Neste texto, vamos desvendar como você pode deixar de lado os protocolos genéricos e estabelecer uma rotina que realmente funcione para você, considerando seus objetivos, necessidades e preferências.

 

Alongamento: Fazer ou Não Fazer?

Embora sejam comumente usados de forma similar, Flexibilidade e Alongamento não são a mesma coisa! Flexibilidade é uma capacidade física, enquanto o Alongamento é um tipo de exercício usado (também) para melhorar essa capacidade. No entanto, precisamos esclarecer 3 pontos:

1 – Alongamento NÃO é tudo igual! Existem diversos tipos de alongamento.

2 – Melhorar a Flexibibilidade NÃO depende exclusivamente do Alongamento!
Existem diversas maneiras de melhorar a Flexibilidade. Inclusive, o próprio treino de força melhora a flexibilidade tanto quanto exercícios de alongamento.

3 – Foque no Movimento!
Realizar, com boa técnica, exercícios básicos como Agachamento, Supino e Levantamento Terra exige mobilidade de diversas regiões.

O objetivo deveria ser: preciso garantir um bom arco de movimento para que o exercício seja realizado com amplitude e técnica adequadas, a ponto de maximizar os resultados.

Melhorando o Arco de Movimento: Além do Alongamento

Existem diversos métodos para melhorar o arco de movimento que vão além do alongamento tradicional. Técnicas como a liberação miofascial e o próprio exercício de força, quando bem orientado, podem ser altamente eficazes.

Com essa perspectiva mais ampla, a questão não é apenas se “preciso alongar”, mas passamos a reconhecer que existem várias formas de aumentar o arco de movimento. Assim, podemos incorporar uma variedade de práticas que suportem a melhora da mobilidade, sem nos limitarmos apenas ao alongamento estático.

 

Abordagem Individualizada: Considerando a Pessoa e o Treino

Na concepção de Treinamento do Método Lund, a preparação para o treino deve ser personalizada. Não faz sentido, por exemplo, alongar intensamente as pernas se o foco do dia for treinar braços. Da mesma forma que, pessoas com alta flexibilidade, podem não precisar de alongamento adicional, e fazê-lo pode até ser contraproducente.

Tudo em excesso pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

Portanto, a preparação para o treino deve ser cuidadosamente ajustada às necessidades específicas do indivíduo e ao plano de treino do dia.Considerando as necessidades específicas das articulações e os exercícios planejados para o treino, é possível implementar estratégias eficazes para melhorar o arco de movimento.

Na Prática, se o programa incluir agachamentos e o indivíduo apresentar limitações no arco de movimento do tornozelo, é crucial mobilizar essa região. Realizar exercícios específicos para melhorar a mobilidade do tornozelo pode resultar em uma execução do agachamento de maior qualidade e amplitude, garantindo a preservação da técnica correta.

Caso o aluno NÃO tenha restrição de arco de movimento, esse tipo de estratégia vai apenas fazê-lo “perder tempo”. Coloquei entre aspas porque considero que atualmente tempo é um ativo extremamente importante que deve ser considerado na hora da prescrição. No entanto, se o aluno se sente bem e mais confiante ao fazê-lo, certamente pode e deve continuar. 

 

Conclusão

Entender e aplicar uma preparação efetiva para o treino é fundamental para alcançar os melhores resultados possíveis. No Método Lund, nos dedicamos a oferecer uma abordagem personalizada que respeita as necessidades individuais de cada aluno, garantindo não apenas melhorias no desempenho, mas também a prevenção de lesões.

Um verdadeiro passo a passo para prescrever treinos que realmente geram resultado e minimizam o risco de lesão, fazendo com que os clientes se encantem e virem fãs do seu serviço, indicando e elogiando seu trabalho para amigos e familiares.

 

Entre para o Método Lund e aprenda com quem está em campo, fazendo aquilo que você quer aprender com maestria e resultados comprovados.

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também