Por muito tempo, houve uma crença generalizada de que comer a cada três horas era importante para quem quer ter um corpo sarado.
Esse conceito não apenas diminuiu, mas talvez tenha até se invertido, visto que centenas de pessoas passaram a usar alguma estratégia de jejum visando benefícios à saúde e emagrecimento.
O jejum intermitente pode ser usado como um amplo termo geral que descreve uma variedade de estratégias diferentes de jejum, incluindo jejum em dias alternados, jejum 5:2 e alimentação com restrição de tempo (TRF), entre outros.
No mundo do fitness, a alimentação com restrição de tempo de 16:8 se tornou muito popular – janela de jejum de 16 horas com uma janela de alimentação diária de 8 horas.
Duas recentes meta-análises [1,2] reuniram os dados de dezenas de estudos avaliando as mudanças na composição corporal em resposta a estratégias de jejum intermitente + levantamento de peso em comparação a um padrão de refeição tradicional + levantamento de peso.
Quando a ingesta de proteína é adequada (>1,6g/kg/dia), o Jejum Intermitente pode favorecer a redução de gordura por reduzir indiretamente a ingesta energética, sem impactar significativamente a massa muscular.
RESULTADOS
Os resultados indicaram que as estratégias de jejum intermitente levaram a uma maior perda de peso e gordura, sem impactar negativamente a massa magra.
Pontos importantes que precisam ser considerados:
1️⃣ Ingestão de Calorias
Dietas com janela de alimentação de 8 horas tendem a promover um menor consumo de calorias, o que favorece a perda de peso e gordura;
2️⃣ Ingestão de Proteínas
Para preservar a massa magra, é preciso consumir quantidades adequadas de proteína.
CONCLUSÃO:
Mesmo para quem treina musculação, se o Jejum Intermitente se encaixa na sua rotina, fazendo com que você consuma menos calorias (com aporte proteico adequado), ele pode pode usado como estratégia para reduzir peso e gordura.
Agora, se o objetivo for MAXIMIZAR os ganhos de massa magra…
Ahhh, isso eu vou deixar para outro texto 😜
REFERÊNCIAS
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33984329/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32781538/
Baseado no texto: https://www.strongerbyscience.com/research-spotlight-if-body-comp/